segunda-feira, 12 de maio de 2014

Doenças de inverno

Com a chegada do inverno, vem também a baixa umidade e o resfriamento do ar, trazendo as temidas doenças de inverno e causando desconforto na vias respiratórias e na garganta. 
Essas doenças atingem principalmente os idosos e crianças, pois estes possuem uma  imunidade mais baixa.
Segundo especialistas, o contato com pessoas em lugares fechados, o aumento da poluição do ar, as mudanças bruscas de temperatura e a baixa umidade do ar, são os principais fatores que transmitem essas doenças. Os sitomas são os mais variados, nariz entupido e coriza, dor de cabeça e no peito, febre e mal-estar.
Apesar de trazerem  grande desconforto, se tratadas, essas doenças não levam a nenhum risco maior. Porém, dependendo da gravidade podem levar à morte, por isso, é importante conhecer cada uma delas, procurar um profissional da saúde e nunca se  auto-medicar.
A prevenção requer cuidados simples como estar sempre bem acasalhado, lavar bem as mãos, evitar lugares aglomerados de pessoas, uma boa alimentação, tomar muita água e fugir do ar condicionado. 

As principais são:

                                                                          Gripe

O que é: A gripe é uma doença muito contagiosa que ataca as vias respiratórias (nariz, garganta e pulmões) e é causada por um vírus chamado Influenza. Não existe remédio para curá-la, mas sim para aliviar seus sintomas. Se não houver complicações, tende a passar sozinha. O vírus é transmitido através de gotículas de saliva. O sintomas são febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e inflamação dos olhos.
Prevenção: A melhor prevenção contra a gripe é tomar a vacina todos os anos, pois o vírus é mutante, aparecendo de forma diferente a cada ano. Mas também é possível preveni-la melhorando as defesas do corpo através do calor e da boa alimentação. 
Tratamentos: Deve ser prescrito por um médico, e inclui repouso, boa alimentação e remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, antitérmicos, descongestionantes e vitamina C. 
                 

                 Pneumonia

O que é: A pneumonia é uma infecção aguda que pode atingir os pulmões inteiros ou em partes. Certas variedades de pneumonia pioram rapidamente e requerem hospitalização do paciente para realizar um tratamento com antibióticos, oxigênio e líquidos endovenosos. 
Sintomas: Os sintomas da pneumonia são a tosse com escarro, a dor no tórax, a febre alta, os calafrios, o suor e a palidez. Quanto maior for a área dos pulmões afetada, mais fortes serão os sintomas. 
Agentes: Em geral, a pneumonia é consequência de alguma infecção das vias respiratórias (bronquite, resfriado, gripe etc.) causada por vírus e/ou bactérias.
Prevenção: Não fumar, tratar com atenção as doenças respiratórias, evitar ambientes fechados e repousar muito em caso de gripe ou bronquite forte. 
Tratamentos: Deve ser prescrito pelo médico, e pode incluir desde antibióticos até a hospitalização.                                                                       

                                                                         Alergia

O que é: A alergia é uma resposta imunológica exagerada, isto é, ocorre quando nosso organismo reage com exagero a alguma substância estranha. Em geral, ela tem motivação genética.   
Sintomas: As alergias típicas do inverno são as respiratórias, e seus sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele.
Agentes: Os causadores das alergias variam muito: podem ser alimentos, tecidos, pelos ou penas de animais, poeira, mofo, pólen etc. No inverno, os mais comuns são o mofo e a poeira.
Prevenção: A primeira providência é descobrir a fonte da alergia, que deve ser diagnosticada por um médico especialista em alergias. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador da alergia. 
Tratamentos: Devem ser sempre prescritos por médicos, e podem incluir remédios antialérgicos, cortisona e, em alguns casos, vacinas que dessensibilizam o organismo.   

                           

                               Sinusite

O que é: A sinusite é uma inflamação não contagiosa da parte interna dos seios da face, e que, em geral, se repete de forma recorrente.  
Sintomas: Nariz congestinado, dor de cabeça, febre, tontura e mal estar. 
Agentes: A sinusite pode ser provocada por reações alérgicas, por viroses ou por infecções bacterianas.
Prevenção: Em primeiro lugar, evitar o contato com os causadores de alergias. Mas também é preciso tratar de sintomas como a coriza quando estes ainda estão começando, para evitar a crise.
Complicações: Agravamento do problema (sinusite crônica) e infecções respiratórias mais graves. 
Tratamentos: O tratamento da sinusite depende da causa e da gravidade do problema. Deve ser recomendado pelo médico, e pode incluir descongestionantes, analgésicos, antitérmicos, antibióticos e até cirurgias, dependendo da gravidade do caso.

                                                                                         

                                                                                           Meningite

O que: é A temida meningite é uma inflamação das leptomeninges, isto é, das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ter diversas causas, mas é sempre uma infecção gravíssima, que exige acompanhamento médico permanente.  
Sintomas: Febre alta, pescoço enrijecido, náuseas e dores de cabeça. 
Agentes: A meningite pode ser causada por vírus ou bactérias, muitas vezes em decorrência de gripes não tratadas. Ela também pode ser provocada por fungos ou parasitas. Dependendo da origem, pode causar surtos e epidemias. 
Prevenção: Tratar com atenção gripes e infecções de garganta e respiratórias. Em caso de surto, seguir as recomendações das autoridades de saúde. 
Complicações:  Sequelas cerebrais e morte. 
Tratamentos: Hospitalização e antibióticos. 
                            

                              Asma
O que é: A asma (também conhecida como bronquite asmática ou bronquite alérgica) é uma doença que congestiona os brônquios, impedindo que o ar chegue até os pulmões. Pode ser causada por diversos fatores, e ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais frequente nas crianças.
Sintomas: Os principais sintomas da asma são a falta de ar e o chiado na respiração.
Agentes: A asma pode ser causada por uma reação alérgica ou por infecção das vias respiratórias.
Prevenção: Ficar longe dos agentes alérgicos e, em casos mais graves, tomar a medicação preventiva, prescrita pelo médico.
Complicações: A asma pode causar enfisema pulmonar e morte por insuficiência respiratória.
Tratamentos: Os tratamentos de emergência só podem ser dados por médicos, e incluem a famosa bombinha, a nebulização e medicação.                

                                                                                   Bronquite

O que: é É uma reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões.  
Sintomas: Catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento, há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre. 
Agentes: Os causadores da bronquite podem ser alergias, irritações causadas pela fumaça ou pelo fumo, infecções respiratórias ou agentes ambientais, como a neblina.
Prevenção: Não se deve fumar ou permanecer em ambientes poluídos.
Complicações: A doença pode progredir para uma pneumonia.
Tratamentos: O tratamento depende da causa da bronquite, e só pode ser prescrito por médicos. Em geral, é feito com expectorantes (para eliminar o catarro), inalação e, no caso de haver uma infecção, com antibióticos. 

Algumas dicas para prevenir doenças respiratórias

 

  • Sempre deixar o ambiente ventilado 
  •  Lavar as mãos freqüentemente durante todo o dia 
  •  Beber bastante água, mesmo sem sentir sede   
  • Etiqueta da tosse (tossir no punho e no dorso)    
  • Evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecçã respiratória;   
  •  Evitar o acúmulo de poeira em casa;  
  •  Lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.
  • Etivar o contato de crianças alérgicas com animais.
  • Procurar um especialista e nunca tomar remédios por conta própria que pode agravar o problema. 


Imagens: google
 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo